quinta-feira, 19 de maio de 2011

Você sabe qual base é ideal para você?


A escolha da base ideal é, digamos, 87% para um make ter sucesso.
Precisamos nos atentar ao escolher a cor, a textura, o modo de passar... Enfim...

O fato é: antes de comprar a sua não tenha vergonha das vendedoras... Manda descer tudo, até a última cor - se ainda estiver com duvida.
O ideal para testar a cor é na lateral da mandíbula - assim você avalia se a cor está certa para você tanto no restante do rosto, quanto no pescoço.
Lembre-se você pode ter vários 'aspectos' com uma única base. Desde uma cobertura mais natural, até uma cobertura mais 'oi, eu passei make mesmo' - para um look noite.

Quanto a forma de passar, não existe uma super correta.
Muitos gostam de passar com as mãos, outras com pincel, outras com aquelas esponjinhas... Enfim... O que vale é o método que melhor você se adapta.
Eu sou completamente a favor dos pincéis, mas me viro muito bem com as mãos.

Agora um fato super importante para acertar em cheio na base: sua textura.
Aqui vale avaliar o tipo de pele, a estação do ano, o horário em que vai usá-la e ainda a função - impressão - que você quer passar.





Líquidas:
Indicadas para todo tipo de pele. Algumas têm indicações específicas para peles sensíveis ou oleosas ou secas. Leia sempre antes de comprar e opte sempre para a que é indicada para você.
Geralmente a cobertura desse tipo de base é leve a média. São excelentes pro dia a dia, pois seu acabamento fica bem natural.

Compacta:
Sua indicação é para todos tipos de pele.
A durabilidade é maior que a base líquida - vale lembrar, depende da marca, visse?!
Sua aplicação fica ótima com pincel comum de base ou o Duo Fiber.
Na minha opinião... muito cuidado ao optar por este tipo de base... Dependendo da marca e do tipo pele, ela pode 'craquelar'.
A cobertura delas no geral são excelentes, e tem uma super dica: Se você quer uma cobertura ainda maior, experimente umidecer a esponjinha com água, passar na base e passar no seu rosto! Mas só tenha cuidado... Nada de exagerar! Se não o acabamento fica pesado, parecendo que você passou arga massa!

Em mousse:
Excelentes para quem tem pele mista e oleosa.
Sua cobertura também é moderada. Fica bem natural.
Meninas, lembrando, quando falamos que a cobertura fica natural é quando usamos o produto em quantidade adequada... Não adianta eu falar que a cobertura fica natural e você colocar meio pote da base de uma vez no rosto, viu?
Por isso, bom senso sempre! Nada de excesso! Isso vale para todo produto! Especialmente para as makes! Menos é mais, sempre.

Em pó:
Excelentes! Todo tipo de pele pode usar e são maravilhosas para as peles mistas e oleosas.
Possui cobertura leve a média. Ficando assim bem natural.
A aplicação deve ser feita com aqueles pincéis mais gordinhos. Muitas das marcas já vem com o pincel incluso.
Ótima opção para o dia a dia também!

 
Principais erros:




Um dos principais erros ao escolher a base certa para você é: errar no tom. Para isso nao acontecer aconselho testar no braço ao invés de testar no rosto.
Um erro que sempre ocorre é o urso panda. A pessoa aplica muita base no rosto e nao aplica na regiao dos olhos. Alguns  maquiadores nao gostam de aplicar base nos olhos, outros ja dizem que é importante, acho que vai de cada uma, portanto muito cuidado para não ficar parecendo um urso panda..


Situações que vale abrir mão da base: Quando estiver com muita pressa - opte por um hidratante com cor ou um pouco de base misturada ao seu hidratante.
Se você tiver uma pele muito perfeita e estiver indo para um encontro casual do dia a dia, você também pode abrir mão da base.
Indo para praia...
Enfim... Bom senso, sempre!

Cobertura completa ou média?

Aqui cai o que falei anteriormente - depende do efeito que você quer dar ao make.
Para o dia a dia, uma cobertura média, mais natural é o ideal.
Se você tiver uma base só de cobertura completa, você pode mistura-la ao seu hidratante ou ao seu protetor solar - isso, além de facilitar a aplicação, deixará a cobertura da base mais natural - alias, ideal para o calor intenso que tem feito.
Agora se você só tem uma base e esta é de cobertura média, você pode aplicar 2 mãos de base - mas calma! Não aplique uma grande quantidade achando que o efeito será o mesmo não! Aplique uma camada fina... Espere secar e ai aplique outra camada fina. Seu rosto irá ganhar mais cobertura de maneira natural - sem parecer que passou uma 'massa' no rosto - como ficaria se você aplicasse meio litro de base de uma única vez.

Uma dica: para quem gosta de base mineral recomendo não aplica-la como se estivesse 'espalhando' o pó... Aplique suavemente, de forma a depositar a base sobre o rosto.

Meninas, na duvida, é sempre melhor questionar, pensar..
Teste marcas, formas de passar... Até achar a base dos seus sonhos - acredite: ela existe!


E lembre-se, uma maquiagem bem feita é sinal de bons negocios...