quarta-feira, 6 de julho de 2011

Diferença entre cremes Diurnos e Noturnos por Tah Favreto

Ter uma pele linda exige alguns esforços e uma rotina rigorosa. 
Para alcançar esse objetivo, existe uma regrinha fundamental: seguir as indicações de uso dos cremes que o seu Dermatologista recomendou. 
Faz uma grande diferença respeitar os horários adequados de utilização, o que garante um melhor resultado e maior segurança também, já que algumas formulações podem ser prejudiciais se usadas durante o dia. Vamos entender a diferença entre os cremes diurnos e os noturnos?


Quais as características dos cremes diurnos?

Eles costumam ser mais leves, geralmente hidratantes, com ou sem filtro solar em sua composição. Os melhores são antioxidantes, ou seja, protegem nossa pele da ação danosa dos radicais livres. 
Recomendo cremes com Vitamina C para uso diurno, pois os benefícios são enormes. Quando usada de forma tópica, ela tem alto poder antioxidante e é uma proteção extra contra os efeitos maléficos do sol. Além de ter atividade fotoprotetora, é facilmente absorvida, pois age na epiderme, camada mais externa da pele. 
Ah, mesmo utilizando cremes hidratantes e antioxidantes durante o dia, não dispense o uso do protetor solar, ok?
Para ficar mais claro, vou mostrar meu sérum diurno preferido:



E os cremes noturnos? Como funcionam?
 
Eles são mais nutritivos e estimulam a renovação celular. Geralmente esses cremes possuem ácidos e outros ativos que são fotossensíveis, ou seja, não podem ser usados durante o dia já que podem causar irritações e manchas quando expostos ao sol. Pelo fato de não possuírem filtro solar na fórmula, os cremes noturnos costumam ter mais ingredientes e, por isso, são mais hidratantes, garantindo a suavidade e maciez da pele. A Vitamina C que citei antes também pode ser usada durante a noite. É um ótimo antiidade para as mais novinhas que ainda não usam ácidos e formulações mais pesadas no período noturno.
 
 
 
Curiosidade: Durante o sono, o corpo relaxa e os vasos sanguíneos se expandem, proporcionando uma melhora na circulação sanguínea e potencializando a absorção dos cremes noturnos. É durante a noite que os produtos com ação reparadora vão agir e revitalizar sua pele. Por isso, nunca dispense uma boa noite de sono. =)