terça-feira, 22 de novembro de 2011

Recuperando seus pés


Depois de meses dentro de botas, sapatilhas e outros sapatos fechados nossos pés estão bem sofridos com marcas de bolhas, calos e outros machucadinhos. Agora, com a proximidade do verão, chega a hora de intensificar os cuidados com eles  para que possam ser exibidos nas confortáveis sandálias e chinelinhos.


Há duas técnicas bem simples - que podem ser feitas em casa - e que já garantem um belo alívio. 
A primeira é o escalda-pés. Você vai precisar somente de uma bacia com água quente e sais de banho. Aí é só colocar os pés lá dentro por dez minutos e relaxar. 
Vale até massagear a planta dos pés com dois polegares, dando 'pancadinhas' sob o calcanhar. Depois, gire o pé de um lado para o outro e puxe cada dedo, seguindo uma ordem. O resultado são pés cheirosos, descansados e relaxados.

A segunda técnica é a esfoliação, que serve para retirar a pele velha e grossa e as células mortas. Existem produtos industrializados e até sabonetes que fazem esse serviço, mas há também as receitas caseiras.

Depois de esfoliar, passe um hidratante específico para os pés ou algum que hidrate bastante. E para aumentar a absorção do creme, uma boa pedida é envolver os pés com toalhas quentes e deixar agir por 15 minutos. 


Uma receita rápida para esfoliar os pés:

- Um pouquinho de aveia e chá de erva-cidreira (já pronto).
Faça uma mistura homogênea e aplique de forma suave, mas ao mesmo tempo, pressionando e fazendo movimentos circulares.

Uma dica para essa hora é aposentar a lixa, é que ela, ao invés de tratar agride a pele e aumenta a calosidade e até o ressecamento da região. O jeito é usar uma pedra pome, ou consultar um podólogo.