quinta-feira, 29 de março de 2012

Chá-mate e benefícios para o corpo


A erva mate é considerada como um alimento quase completo, uma vez que contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo. Em sua composição, estão presentes: alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e cafeico), vitaminas (A, Bi, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina e sacarina. Todos esses nutrientes conferem inúmeras propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais ao produto, proporcionando assim um grande potencial de aproveitamento.
Assim, o chá-mate nos oferece uma série de benefícios, a começar pelo seu efeito estimulante da atividade física e mental, beneficiando os nervos e músculos, eliminando estados depressivos, deixando o cérebro em alerta e ajudando a espantar a fadiga. Além disso, pesquisas mostram que o potencial de estimulação do mate é mais prolongada que o do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade. Entretanto, é importante deixar claro que o chá mate também não pode ser consumido em excesso.
Chá-mate e benefícios para o corpo
O chá também pode atuar sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo-medular, sua ação sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão e favorecendo a evacuação, também são notáveis. No Sul do país, onde é usada na preparação do famoso chimarrão, a erva é bastante consumida. Mas devido ao seu sabor amargo e adstringente que é apreciado por muita gente, o chá mate é também consumido em todas as partes do Brasil.
Entre outras vantagens, a erva-mate também é capaz de inibir o processo de oxidação do mau colesterol (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e o envelhecimento precoce, sendo utilizada ainda como um ótimo remédio para pele, por possuir um importante papel sobre a regeneração celular.