terça-feira, 27 de março de 2012

Como despertar na criança o interesse pela leitura

Tornar a leitura um hábito diário  na vida das crianças pode ser uma tarefa difícil no começo, mas as vantagens que o aprendizado conseguido através de bons livros traz para o desempenho pessoal e educacional  dos pequenos vale qualquer esforço. Apesar de muitos pais acharem que o que o filho lê na escola já é suficiente, profissionais especializados no assunto aconselham a inserção de leituras de assuntos diversos nas atividades do dia a dia das crianças, auxiliando assim na formação de uma mente ativa e atenta a tudo o que acontece no mundo que o cerca.

Como despertar na criança o interesse pela leitura

A primeira recomendação é dar às crianças livros simples e curtos, pois é comum vermos elas contando  as páginas do livro e desanimando em seguida ao pensar que a leitura pode lhes tomar muito tempo. Outra dica importante e que certamente ajudará a despertar o interesse pelas crianças é investir nos livros ilustrados, com letras grandes, e uma grande quantidade de figuras, que são ideais para que as crianças se iniciem na leitura. Geralmente, as crianças preferem livros com poucas narrativas e muitos diálogos, por isso compre livros de aventura, em que há muita ação, despertando o interesse da criança para o que está escrito nas próximas folhas.

Outra opção, é deixar que as próprias crianças escolham os assuntos que lhes interessam. Levá-las a uma biblioteca que tenham seção infantil ou a uma livraria, é a melhor forma de descobrir do que elas mais gostam. Boas livrarias certamente terão um espaço dedicado apenas a livros do gêneros com móveis especialmente desenhados e estantes com altura adequada, permitindo que as crianças escolham com mais liberdade o livro que desejam. Além disso, os pais poderão incentivar a leitura com histórias de personagens que as crianças já assistiram na televisão como os clássicos “A pequena sereia” e o “O gato de botas”.