sábado, 31 de março de 2012

Peixes e Frutos do mar

Peixes e frutos do mar trazem inúmeros benefícios à nossa saúde, por serem alimentos altamente nutritivos, saborosos e fáceis de preparar, nutricionistas recomendam o consumo desse tipo de carne branca pelo menos duas vezes por semana. Listamos algumas receitas fáceis de preparar com peixes e frutos do mar que possuem elevadas taxas de minerais e nutrientes essenciais para funções vitais do nosso organismo. Aproveite todas as dicas e prepare pratos deliciosos com sugestões dadas abaixo.

O Salmão, peixe de carne avermelhada, possui um alto teor de ômega 3, ácido graxo que combate o mau colesterol e o envelhecimento, além de ser essencial para construir ossos fortes e fortalecer o sistema imune. O peixe fica ainda mais saboroso com molhos cítricos ou de soja que valorizam o sabor proeminente do peixe e com vegetais ligeiramente ácidos, como espinafre. Um molho de laranja e mel pode ser preparado ao misturar ¼ de xícara de chá de suco de limão, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de shoyu e ½ colher de chá de alho picado. Depois de pronto, despeje o molho sobre um filé de 100 g de salmão e deixe marinar por 15 minutos, em seguida grelhe por 8 a 10 minutos, virando na metade do tempo.

Peixes e Frutos do mar - Benefícios, receitas

Além de ser tão saudável quanto o salmão, a carne do caranguejo traz ainda outro beneficio: é uma boa aliada da boa forma, uma vez que 85 g contêm 73 calorias e 15 g de proteínas. Seu sabor adocicado e levemente salgado combina bem com frutas como o abacate, limão e condimentos picantes que dão um bom contraste culinário. Um aperitivo de abacate pode ser preparado para incrementar o prato, basta colocar 50 g de carne de caranguejo num copo de Martini, cobri-lo com ¼ de um abacate cortado em cubos e em seguida acrescentar mais 50 g de carne de caranguejo.

A tainha é outro peixe que também possui elevadas concentrações de ômega 3, o seu sabor delicado e levemente salgado vai bem com salada verde e legumes grelhados ou cozidos no vapor. Assá-la com ervas como salsinha, coentro, alecrim e tomilho também é outra forma de experimentar o sabor peculiar dese peixe. A sardinha, mesmo na versão enlatada, também é bastante nutritiva, além de ser um dos peixes com baixo teor de mercúrio. O seu sabor salgado e marcante combina bem com azeitonas, alcaparras, parmesão e vinagre de framboesa.