quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Como fazer um chaveirinho em biscuit do Lápis Criativo


Fonte: Vila do Artesão

Chaveirinho em biscuit do Lápis Feliz




Terminamos o chaveiro de biscuit

Anote os materiais que iremos precisar para hoje:
massa de biscuit nas cores pele, rosa, cinza e branco como na foto acima; estecas de biscuit; tinta PVA ou tinta acrílica para artesanato nas cores amarelo, prata e preta; base para chaveriro; pinta bolinhas; pincel de pelo redondo; caneta gel ou caneta permanente; cola branca.

Como fazer o chaveirinho


Faça um rolinho para definir a forma do lápisPrimeiro começamos dando formato ao nosso lápis. Com um pedaço de massa pele faça um rolinho e achate levemente a ponta. 
Em seguida, com os dedos polegar e indicador, achate a sua peça de acordo com a direção que marcam as setinhas. Mas cuidado nessa hora para não deformar a peça.
Lembre-se sempre que amassar e achatar a peça, tem que ser com delicadeza, aos poucos, até que chegue no resultado que deseja.
Achate no sentido das flechas
Marque as linhas de desenho na massaCom a esteca faça as marcas de acordo com a foto. Reserve a peça e deixe secar por umas duas horas, só então vai poder pintá-la.
Depois de duas horas você já pode pintar o corpo do lápis com a tinta indicada.Pinte o corpo do lápis de amarelo
Prepare a parte da borracha do lápisEnquanto seca o amarelo, prepare a massa rosa. Faça um pequeno rolinho na mesma largura do lápis e também achate um pouco. Vai ser a borracha que fica na parte de cima. 

Essa peça também pode ser feita roliça, mas eu sempre gosto de dar uma leve achatada, pois além de poder escrever algo atrás, facilita na hora de modelar.
Cole com a cola branca as duas partes: a rosa e a corrente do chaveiro, e reserve por duas horas.Fixe a corrente do chaveiro
Se quiser agilizar essa secagem pode usar um ventilador.
Quando colar a parte da “borracha” passe cola na base do chaveiro e cole. Nessa etapa eu gosto de deixar secar de um dia pro outro, pois a peça fica muito mais firme.

Faça um rolinho cinza bem finoCom as partes já coladas, faça um pequeno rolo cinza e envolva entre as duas dando o acabamento.
Nessa fase não precisa se preocupar em achatar tanto, pois quando viermos com a esteca ela vai dar o volume que queremos. 
Com a esteca (ou uma faquinha de plástico sem serrinha, ou mesmo uma régua fina), faça as marcações aleatórias que dão um efeito bacana.Faça desenhos no rolinho cinza
Deixe a peça secar bem nessa etapa, para que a tinta não impeça que a água da massa evapore e depois acabe criando mofo.

Pinte o rolinho de prataCom o lápis já seco vamos pintar o rolinho cinza com a tinta prata.
 Com a massa branca vamos fazer duas bolinhas brancas e achatar um pouco, pois quero esse olhar bem esbugalhado.Modele duas bolas para os olhos
Cole os olhos no corpoCole os olhos no corpo do lápis com a cola branca e deixe secar um pouco.
Com a ajuda do pinta bolinhas (ou mesmo uma agulha de crochê ou a parte de trás de um pincel) pinte as pupilas dos olhos.
Com o pincel redondo e fino pinte a parte do grafite na ponta do lápis.
Pinte as pupilas e a ponta do lápis
Desenhe a boca com uma canetaCom a peça totalmente seca risque a boca do lápis. Um detalhe: a peça tem que estar completamente seca, pois se estiver molhada a caneta gel pode acabar borrando a sua peça. 

Pronto, ai está nosso pequeno chaveiro. Gostou? Achou difícil ?

Ao lado segue o esquema da montagem do lápis, para facilitar.
Espero que gostem! 
Esquema de montagem do chaveiro

Terminamos o chaveiro de biscuit 


Até a próxima!!!

Camila Santos, professora de biscuit
Sou Camila Santos, colunista sobre Biscuit para a Vila do Artesão.
Trabalho muito com a técnica, visitem e espiem lá no Poronga’s.