quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Como fazer flor de sinhaninha


Flor de sinhaninha pronta 2
Vamos ao material:
Flor de sinhaninha
  • 60 cm de sinhaninha da cor que você deseja
  • 1 retalho de feltro verde
  • 1 peça de broche (ou presilha, fivela…)
Tempo
20 minutos
O primeiro passo é "trançar" a sinhaninha, como você vê na foto. É só achar o meio da fita, dobrar, e começar a encaixar as ondinhas. Prenda com um ponto ou um alfinete para segurar o meio.
Flor de sinhaninha passo 1
Não adianta trançar tudo até o final. Uns quatro dedos já basta. Se você trançar tudo, ele vai desmanchar…
Você tem duas opções aqui: costurar a máquina (como eu fiz) ou a mão. Tanto faz.
Flor de sinhaninha passo 2
Você vai ter que ir costurando e trançando aos poucos para ela não enrolar toda. A costura vai até o final.
Vai ficar assim:
Flor de sinhaninha passo 3
Agora você também pode escolher: segurar a montagem com pontinhos a mão (o que eu fiz) ou ir colando com cola quente. Eu prefiro o ponto porque a cola quente faz muita meleca!
Comece a enrolar a tira já costurada pela ponta que era o meio da fita. A cada voltinha, um ponto ou uma gota de cola quente.
Flor de sinhaninha passo 4
Não demora para você ver a flor se formando…
Flor de sinhaninha passo 5
Recorte o retalho de feltro em um tamanho que cubra costura. Isso dá mais ou menos uns 2 cm de distância do fundo da flor.
Flor de sinhaninha passo 6
Passe a agulha por dentro da flor e saia pelo ladinho, dando um pontinho na bordinha do feltro, como na foto.
Flor de sinhaninha passo 7
O que a gente vai fazer é prender o feltro na flor de 1 em 1 cm, assim:
Flor de sinhaninha passo 8
Quando terminar, volte a agulha de novo por dentro da flor, saindo pelo fundo…
Flor de sinhaninha passo 9
… para prender a peça do broche.
Flor de sinhaninha passo 10
Prontinho!
Flor de sinhaninha pronta 1