domingo, 7 de julho de 2013

Técnica de pintura em tecido para fazer um pingente de colar


Técnicas de pintura em tecido passo a passo
O legal de fazer a folha, é que as imagens ajudam muito para se guiar nos traços da confecção, previamente marcada com um lápis para facilitar o processo de pintura. Confira as técnicas apresentadas no passo a passo e mande ver também na criação do seu item!

Materiais

- Tecido branco 100% algodão
- Pincel e tintas para tecido
- Lápis
- Tesoura
- Caneta marcadora de ponta fina
- Miçangas e argolinha para bijuteria
- Trancelim

Passo a passo

Primeiro você irá desenhar a folha com um lápis.
Primeiro passo da técnica para pintar tecido
Se você não é experiente em desenhos, pratique em folhas rascunhos para só depois passar a riscar no tecido. Depois comece a aplicar as tintas de tecido com um pincel macio.
Pintando o tecido branco para fazer pingente
Tente só começar a pintar outra parte da folha, quando a outra cor que você pintou já esteja secando. Talvez você precise dar mais de uma mão de tinta para obter a coloração desejada. Vá pintando com muito cuidado, respeitando as demarcações que você fez com o lápis antes de começar a pintar. Capriche nas cores, esta combinação de laranja, azul celeste e preto, ficou muito legal da confecção desta folha.
Criando detalhes na folha pintada no tecido
Depois que colocar as cores do seu desenho, faça os retoques finais com a caneta marcadora fina. Isto dará um efeito melhor ao seu desenho. No caso desta folha, foi feito os traços em cada metade,  que vemos comumente nas folhas.
Folha de tecido cortada
Depois utilize o marcador para escurecer as bordas de sua folha, já fazendo o esboço do corte que você irá fazer com a tesoura. Corte se guiado pela sua própria marcação na caneta marcadora preta e depois arremate os detalhes com a mesma caneta.
Folha de tecido pintada passo a passo
Use a criatividade para fazer outras folhas com esta mesma técnica, variando as cores e os formato das mesmas. Devido a isto, tente varias na escolha dos pinceis também, para pintar em harmonia com o formato da folha. Quanto menor a folha e mais detalhes ela  for precisar, escolha um pincel mais fino.
Técnica para pintar tecido
Note que você pode usar outros instrumentos para pintar e criar suas folhas, como uma caneta de tinteiro. Vá experimentando com o que tem em casa e você pode obter resultados bacanas.
Folhas pintadas em tecido 100% algodão
Agora você já tem três folhinhas de tecido para utilizar em seu artesanato.
Colocando a argola de bijuteria na folha de tecido
Por fim, fure a pontinha do seu talo com uma agulha e vá criando um buraquinho do tamanho adequado para introduzir a argolinha com o alicate de bijuteria.
Adereço para decorar colar de pingente de tecido
Coloque miçangas e outros adereços de bijuteria para realçar seu colar e anexe-o ao trancelim, também fazendo uso do alicate.
Técnica para fazer colar com pingente de tecido
Você pode até substituir o trancelim por uma fita de tecido ou algo semelhante. Use toda sua criatividade e personalize ainda mais o colar.
Colar de miçangas e folhas feitas em tecido
Muito lindo, né? Simples assim, você pode criar um colar artesanal para variar no visual em saídas casuais por aí. Vá em frente com a confecção e crie também um colar charmoso com muita facilidade. É só absorver as dicas e praticar em casa até ficar craque no assunto! Espero que tenha curtido. Boa sorte na criação e até a próxima ideia!