quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Hortência de Fuxico

vasodehortensias-fuxico_533_20.06.11
Flores de fuxico são muito bonitas e muito fáceis de fazer. Acredite: é possível fazer um lindo arranjo fazendo flores com tecido, que nunca serão danificadas, murchar ou terem de ser jogados fora. E sem contar que você ainda poderá lavar sempre que quiser!
Uma outra coisa muito legal que ela pode receber é camomila ou qualquer outra erva tranquilizante no lugar do recheio. Ou mesmo aromatizantes, para poder decorar e ainda deixar a casa toda perfumada com tudo o que há de melhor!
Você vai precisar de:
  • 1 vaso pequeno
  • Tesoura
  • Linha nas cores azul-médio, azul-claro e branca
  • Cola quente
  • Alfinete
  • 60 minipérolas
  • Agulha
  • 90 x 30 cm de tecido de algodão azul estampado
  • 18 círculos com 14 cm de diâmetro de tecido de algodão verde estampado
  • 3 círculos de 10 cm de diâmetro
  • Papelão
  • Plumante
  • Molde (que você pode baixar clicando aqui)
Modo de fazer:
vasodehortensias-fuxico_exp01_20.06.11
Para começar, recorte um círculo medindo 4 cm no papelão. Aí então passe o risco feito no papelão 19 vezes no lado avesso do tecido azul com estampas. Depois disto, numere todos os círculos como indica a imagem, seguindo o esquema presente no seu molde.
vasodehortensias-fuxico_exp02_20.06.11
Agora, usando a linha azul-médio e também a agulha, alinhave o círculo do fuxico de número um. Formado o fuxico, arremate-o, mas lembre-se de não cortar a linha!
vasodehortensias-fuxico_exp03_20.06.11
Reensira a mesma agulha no centro do fuxico e dê mais quatro laçadas para poder modelar a sua flor.
vasodehortensias-fuxico_exp05_20.06.11
Agora, com a linha azul-médio, prenda uma minipérola bem no miolo da flor agora feita.
vasodehortensias-fuxico_exp05_20.06.11
Repita os passos de número 2 e 4 até que possa compor todas as 19 flores que foram enumeradas.
vasodehortensias-fuxico_exp06_20.06.11
Usando agora a tesoura, recorte todas as sobras para poder modelar a flor.
vasodehortensias-fuxico_exp07_20.06.11
Usando ainda a agulha e a linha de cor azul-médio, alinhave a lateral toda do tecido e preencha-o usando o plumante. Aí então arremate. Arremate bem, contendo bem o plumante na parte interna dele.
vasodehortensias-fuxico_exp08_20.06.11
Agora, dobre duas vezes ao meio um círculo medindo 14 cm, a fim de formar um triângulo. Usando agulha e a linha de cor branca, alinhave toda a base dele para poder formar uma folha. Repita este mesmo passo para poder compôr mais cinco folhas. Depois, usando a agulha e a linha branca, una cada uma das peças com um suave franzido.
vasodehortensias-fuxico_exp09_20.06.11Então, com o círculo medindo 10 cm de diâmetro, faça mais um fuxico. Este fuxico será colado atrás da sua flor.
vasodehortensias-fuxico_exp10_20.06.11
Usando a cola quente, fixe a flor na base das folhas. Então, no avesso, cole o fuxico para dar acabamento. Lembre-se de colocar a cola e sempre espalhá-la muito bem antes de fazer a colagem do tecido.
vasodehortensias-fuxico_exp11_20.06.11
Repita, então, os passos de 1 ao 10 para poder compôr mais duas dessas hortênsias. Aí então, preencha o vaso todo com o plumante e cubra com retalho de tecido de cor verde. Usando a cola quente, fixe as flores no vaso. Se achar necessário, faça mais uma flor e mais cinco folhas para decorá-la. Isto tudo dependerá do tamanho do seu vaso, obviamente.