quinta-feira, 23 de março de 2017

Bolo de Abacaxi Sem Lactose


Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de creme vegetal
2 ovos
1/2 xícara de leite de soja ou zero lactose
1 pitada de sal
1 e 1/2 colher de chá de fermento

Modo de fazer:

Bata as claras em neve e reserve. Pré-aqueça o forno a 180º. Bata o açúcar e o creme vegetal. Adicione as gemas e bata bem. Incorpore a farinha de trigo, o leite de soja e bata novamente. Adicione a pitada de sal, o fermento e as claras em neve e misture delicadamente com uma espátula. Despeje a massa em uma forma e asse por +- 20 minutos.

Creme confeiteiro

Ingredientes:
250ml de leite sem lactose
2 gemas
50g de açúcar
25g de amido de milho
Essência de baunilha

Modo de fazer:

Peneire as gemas. Acrescente o açúcar e bata rapidamente até virar uma gemada clara. Reserve. Aqueça o leite com a baunilha, despeje aos poucos em cima da gemada e vá batendo rapidamente, até incorporar. Pegue um pequena parte desta mistura e adicione o amido de milho misturando bem. Incorpore no restante da mistura e leve ao fogo até engrossar.

Marshmallow para cobertura

Ingredientes:

3 claras
1 xícara de água filtrada
1 e 1/2 xícara de açúcar

Modo de fazer:

Bata as claras até atingir o ponto de neve. Enquanto isso leve a mistura da água filtrada e açúcar para ferver em uma panela. Deixe por uns 15 minutos lá. Não precisa ficar mexendo.
Ligue a batedeira novamente e vá incorporando a mistura da água com o açúcar bem devagar, bem mesmo. Faça com que caia só um fiozinho da mistura e vá batendo vigorosamente, não pare de bater. Bata até formar picos firmes.

Montagem
Quando o bolo estiver frio, desenforme e corte ele na metade. Recheie com o creme confeiteiro e o abacaxi cortado
Tampe o bolo com a outra metade da massa e cubra com o marshmallow. Ou se não quiser se aventurar no marshmallow, deixe assim mesmo! Já vai estar delicioso.